Informativo

Nota da UFV sobre o ENEM 2020

A UFV tem respondido de forma resoluta aos desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus, sempre no intuito de garantir o máximo possível de segurança e bem-estar aos membros da comunidade universitária nos seus três campi. Entendemos que os sacrifícios e limitações impostos a todos não podem comprometer os mecanismos e instrumentos que garantem condições equitativas de acesso a serviços públicos essenciais.

O ENEM é um instrumento cuja inequívoca finalidade é garantir condições equitativas para o acesso ao ensino público superior. Todavia, certas medidas tomadas em função da pandemia, tais como, o isolamento social, a limitação das atividades do transporte coletivo, somadas à existência de exclusão digital e de forte desigualdade de renda familiar, afetam um amplo contingente de estudantes do ensino médio que não se encontram em condições de se prepararem para as avaliações do ENEM.

Assim, entendemos que a preservação da igualdade de oportunidades, ponto fundamental das franquias e direitos democráticos, impõe a necessidade de revisão das datas definidas para a realização do ENEM 2020. Defendemos, em alinhamento com a ANDIFES, que se manifestou recentemente sobre o assunto (nota anexa), que seja realizado novo planejamento e nova definição do calendário de aplicação do exame, a fim de que seja garantida a igualdade de condições quanto ao preparo e participação de todos aqueles que pretendem ter acesso à educação superior.


Nota da Andifes

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress