Normas de Publicação

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Editoriais
Todos os Editoriais da Revista Ponto de Vista são feitos pelo(s) editor(es). Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.
Artigos Científicos
A revista aceita todos os tipos de pesquisa original e trabalhos de extensão, voltados preferencialmente para a educação e que tenham um caráter multidisciplinar. Nesta seção, admite-se um número máximo de 20 laudas.

Artigos de Iniciação Científica
A revista aceita todos os tipos de artigos de iniciação científica e trabalhos de extensão em todas as áreas do conhecimento, de caráter multidisciplinar, resultantes de projetos de iniciação científica júnior. Nesta seção, admite-se um número máximo de 15 laudas.

Relatos de Experiência
Relatos que descrevem uma dada experiência relevante para a área de educação de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Nesta seção, admite-se um número máximo de dez laudas.
Resenhas
Texto de caráter crítico, que busca dialogar com os autores de modo objetivo e científico. Nesta seção, admite-se um número máximo de cinco laudas.

Outros Olhares
Espaço de divulgação de trabalhos autorais como poemas, desenhos, contos e outras produções culturais e artísticas. Nesta seção, admite-se um número máximo de duas laudas.

O Destaque é:
Espaço destinado a conteúdos que despertam a atenção do leitor para um fato, acontecimento, fenômeno ou notícia significativa na contemporaneidade. Nesta seção, admite-se apenas uma lauda.


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO

Idioma: Serão aceitos artigos, relatos de experiência e resenhas escritos em língua portuguesa.

Formato do arquivo: O artigo e demais produções devem ser enviados no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word, formatação em .doc e pdf.

Formatação: O artigo e demais produções devem ser elaborados em folha tamanho A4, com margens superior e esquerda de 2 cm e inferior e direita de 2 cm.

Fonte: Times New Roman 12 e espaço entre linhas de 1,5 cm, com 0 pt antes e depois em todo o trabalho. O recuo de parágrafo é de 1,25cm e o de citação no texto, 4cm.

Páginas: deverão ser numeradas a direita, no canto inferior.

Referências: Todas as deverão ser citadas no texto com o sobrenome do autor e ano de publicação. Ex. Silva (2018) ou (SILVA, 2018).

Títulos das seções: deverão ser escritos em letras maiúsculas em negrito, enquanto os subtítulos deverão ser escritos em letras maiúsculas e sem negrito, e os subtópicos dentro do subtítulo deverão ser minúsculas com a primeira letra em maiúscula e sem negrito.

Exemplo:

Título: 3. REVISÃO DE LITERATURA

Subtítulos: 3.1 O PADRÃO DE PRODUÇÃO

Subtópicos: 3.1.1 Síntese capitalista

APRESENTAÇÃO: Deve abranger os seguintes tópicos:

Título: Em português, deve apresentar uma versão em inglês. O título deve ser completo e informativo sem abreviações e escrito em letras minúsculas e negrito, tamanho 16, Times New Roman e centralizado. O título em inglês deve possuir tamanho 14 e sem negrito, também centralizado e Times New Roman.

Nome(s) completo(s) do(s) autor(es): Todos os nomes deverão ser apresentados em uma única linha, centralizados, tamanho 12, separados por ponto e vírgula e duas entrelinhas abaixo do título. Após cada nome de autor acrescentar uma numeração sobrescrita e informação sobre ele em nota de rodapé. A informação sobre os autores em nota de rodapé deve constar a instituição, a função e o e-mail obrigatoriamente. Deve constar também uma apresentação complementar opcional em até 40 palavras para até dois autores, tamanho 10, em espaço simples.

Resumo: Apresentar a versão em português e também uma versão em inglês (ABSTRACT); deve apresentar claramente os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Sua extensão máxima é de 250 palavras, deverá ser escrito em parágrafo único e justificado. A palavra “resumo” e “abstract”, deverão ser em negrito, maiúsculas, tamanho 12, fonte Times New Roman, espaçamento simples.

Palavras-chave e Abstract: Máximo de três palavras separadas por ponto e vírgula e sem caixa alta. Devem ser precedidas do termo: Palavras-chave ou abstract também em negrito, maiúsculas, tamanho 12, fonte Times New Roman.

Agradecimentos: é opcional e deverão ser relacionados ao apoio financeiro para a pesquisa e/ou bolsas de estudo e vir como nota de roda pé ao final da apresentação dos autores, centralizado, tamanho 10, Times New Roman.

Tabelas e Quadros: deverão ser inseridos o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve figurar acima da tabela e/ou quadro e ser precedido da palavra Tabela/quadro e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). A fonte deverá ser citada na parte inferior a direita da tabela ou quadro, tamanho 10, Times New Roman, mesmo que seja do autor.

Ilustrações e fotos: deverão ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deverá estar localizado acima das figuras, precedido da palavra Figura e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Todas as abreviações e símbolos usados na figura devem ser explicitados no texto. A fonte deverá ser citada na parte inferior a direita da figura, tamanho 10, Times New Roman, mesmo que seja do autor.

Fórmulas e equações: deverão ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deverá estar localizado acima das fórmulas, precedido da palavra Fórmula e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Citar a fonte.

Casos omissos deverão seguir as regras da ABNT.

Referências Bibliográficas: deverão seguir os seguintes parâmetros:
Fonte:(Times 12). Recuo antes e depois (0 pt). Espaçamento entre linha (Simples). Espaçamento entre citações (1 espaço). Seguir as normas da ABNT.

Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Colégio de Aplicação – COLUNI

Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário

CEP 36570-000 – Viçosa/MG

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress